domingo, 16 de outubro de 2016

Outubro Rosa: Alimentos que podem prevenir câncer

*Texto elaborado pela Nutricionista Juliana Oliveira do blog Alimentação Equilibrada Sempre.

Aproveitando o mês de outubro onde há campanha conscientizando a prevenção do câncer de mama e depois do post sobre os alimentos que podem provocar câncer (clique aqui para ler), caso ainda não tenha lido. Também há alimentos saudáveis que podem prevenir câncer. Segue a lista abaixo:


1. Alho e cebola. Contém uma substância chama de alicina, aumentando nosso sistema imunológico, mantendo saudáveis nossas células.


2. Couve, brocólis, couve-flor, repolho, agrião, rabanete também aumentam nosso sistema imunológico. Há estudos que relatam que diminuem o risco do câncer de mama. Há um composto chamado de sulfofarano, considerando anti carcinogênico. 


3. Frutas vermelhas, contém uma substância chamada de antocianinas, poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres.


4. Peixes cozidos ou assados, contem ômega 3, tem ação anti-inflamatória. Verifique a procedência do peixe.


5. Tomate. Rica em licopeno, previne o câncer, principalmente de próstata.


6. Uvas contem resveratrol, impedindo a expansão de células cancerígenas.


7. Probióticos, presentes nos leites fermentados e em iogurtes diminuindo o câncer de cólon.


8. Cenoura crua, contem betacarotenos, há estudos que mostram diminuição do risco de câncer de mama.


9. Linhaça contém uma substância chamada lignana, diminuindo o risco de câncer de mama e útero.

Importante!

10. A pratica de atividade física e a ingestão de água também são muito importantes!

Procure o médico caso você tenha notado algo de diferente em suas mamas! 

Imagens: Google images.

Outubro Rosa - Alimentos que podem provocar câncer

*Texto elaborado pela Nutricionista Juliana Oliveira do Blog Alimentação Equilibrada Sempre

O outubro rosa é uma campanha para conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Esta campanha acontece com maior força no mês de outubro.

Infelizmente há alimentos ruins que podem provocar algum tipo de câncer, principalmente quando é consumido em excesso.

A alimentação do brasileiro, atualmente, contém muitos alimentos processados, industrializados, ricos em químicas que são prejudiciais a nossa saúde e podem modificar nossas células, produzindo células ruins e que se multiplicam, podendo formar um tumor. 

Segue uma lista de alimentos prejudiciais à saúde:


1. Carnes processadas, como por exemplo: as linguiças, salsichas e mortadelas que contém substâncias como nitratos e nitritos, na qual se forem consumidos de forma exagerada podem ser prejudicais, transformando-se em nitrosaminas, substância potencialmente cancerígena.


2. Excesso de carnes vermelhas. Há estudos que indicam que o consumo excessivo de carnes vermelhas podem causar câncer de intestino.


3. Alimentos gordurosos e frituras, também tem ação mutagênica, ou seja, podem modificar as células do seu corpo. Também está associado com o aumento do câncer de mama.


4. Refrigerantes e sucos artificiais. O refrigerante contém grandes quantidades de sódio e os sucos artificiais também contem conservantes, há na composição o ciclamato de sódio, substância que foi proibida nos Estados Unidos.


5. Excesso de churrasco. Substâncias derivadas da fumaça, alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático impregnam na carne e são prejudicais à saúde, também tem ação carcinogênica.


6. Agrotóxicos | Pesticidas. As hortaliças e frutas devem ser lavadas de modo correto. O ideal é ter uma horta orgânica.


7. Temperos artificiais. Outra substância que eu sempre oriento os meus pacientes a não consumirem, por serem ricas em sódio, além de alterar a pressão arterial também aumenta o risco de câncer.

Imagens: Google images

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como começar uma reeducação alimentar?

 
google images 


Depois de passar com o nutricionista, é hora da ação! Veja as dicas de como começar a reeducação alimentar:
 
  • Comprar os alimentos específicos que a nutricionista pediu é o primeiro passo.
 
  • Variar o cardápio, incluindo e variando todos os dias os alimentos saudáveis para não enjoar. Compre as frutas, legumes e verduras de época.
 
  • Consumir a quantidade exata que a nutricionista orientou para que tenha sucesso no resultado.
 
  • Nunca vá ao supermercado com fome, provavelmente você comprará alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcares. Alimente-se antes e leve uma lista de compras!

  • Antes de ir ao supermercado, olhe sua despensa, veja o que você tem e que poderá ser incluído no seu cardápio semanal.

Agora é só ingerir os alimentos adequados e saborear!

Vamos começar 2016 com saúde e qualidade de vida!!!


Texto elaborado pela Nutricionista Juliana Oliveira, dona do blog Alimentação Equilibrada Sempre!!! Caso queria utilizar este artigo, dê os créditos.
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