sábado, 16 de outubro de 2010

Conheça e entenda a pirâmide alimentar brasileira

ATENÇÃO: Esse post é o mais visitado do blog, o texto foi digitado por mim, caso você queira utilizá-lo (estudantes de nutrição, profissionais da área da saúde, etc), por gentileza coloque o link do blog. Soube que fizeram folders do texto sem colocarem o link do blog. Grata. 26/09/12.

Com o objetivo de promover a saúde dos brasileiros através de uma alimentação saudável, foi criado  na forma de gráfica a pirâmide alimentar brasileira.

Clique na figura para amplia-la.

Entendendo a pirâmide alimentar: Como se vê na figura acima os alimentos são distribuídos em 8 níveis e cada nível mostra as porções a serem ingeridas.

Conhecendo cada nível da base para o topo da pirâmide:

O 1º nível é a base da pirâmide, classificada como energéticos (carboidratos) reparem como ela é maior, sendo assim, o número de porções também (5 a 9 porções) - cereais, pães, tubérculos e raízes - dê preferência aos integrais que são mais saudáveis!

O 2º e o 3º nível  são classificados como reguladores (vitaminas e minerais) - verduras e legumes (4 a 5 porções) e as frutas (3 a 5 porções).

O 4º, 5º e 6º nível são classificados como construtores (proteínas) - leite e derivados (3 porções), carnes e ovos (1 a 2 porções) e as leguminosas (1 porção).

O 7º e 8º nível está no topo da pirâmide, classificados como energético extras, reparem como é menor, devem ser moderados, pois em excesso é prejudical à saúde - óleos e gorduras (1 a 2 porções) e açúcares e doces (1 a 2 porções).

É importante também a prática de exercício físico e manter o peso adequado.

Pessoas com o peso inadequado e com doenças originadas pela má alimentação devem procurar o médico e o nutricionista!

Abaixo segue um video explicativo sobre as pirâmides alimentares:


Referência:
PHILIPPI, Sonia Tucunduva et al . Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 12,  n. 1, abr.  1999 .   Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100006&lng=pt&nrm=iso

Imagem retirada no Google.
Video retirado no Youtube.

2 comentários:

  1. Oi Jú, muuuito interresante e esclarecedor esse post! Isso só mostra q vale muito a pena se alimentar bem !!
    Beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fabiana, fico feliz em saber que vc gostou!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...