sábado, 19 de março de 2011

Como ter uma alimentação saudável e equilibrada?


Com a correria do dia a dia, falta de tempo, estresse, entre outros fatores, infelizmente buscamos uma alimentação mais fácil, rica em gorduras, industrializadas e pobres em nutrientes essenciais, não é a toa que a obesidade e doenças devido a má alimentação tem sido comentada em tv, revistas, jornais, radios.

Hoje os supermecados estão lotados de alimentos com conservantes, fáceis de preparar e prontos em minutos! Lanchonetes, fast foods em todos os lugares... Infelizmente não colocamos na balança o que é mais correto com a nossa saúde e a saúde de nossa família. Vale a pena comprar alimentos industrializados e ricos em gorduras e açúcares? Vale a pena consumi-los com frequência e correr o risco de desenvolver alguma doença como diabetes, hipertensão? Isso deve ser questionado.

É necessário ter muita força de vontade, pois mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa fácil, é questão de dedicação e tempo.

Confira aqui dicas para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada:

1) Faça 3 refeições principais por dia - café da manhã, almoço e jantar e no intervalo delas faça pequenas refeições como frutas, iogurtes, ou lanches saudáveis.

2) Estabeleça horário para as refeições, pois melhora o funcionamento do nosso organismo.

3) Mastigue devagar e sem ansiedade, assim o estômago receberá melhor os nutrientes e será bem mais aproveitado.

4) Não coma em exagero, pois dificulta a digestão e provoca mal estar, dilatando o estômago e aumento de peso!

5) Evite frituras, gorduras e açúcares, em excesso ocasiona doenças coronarianas, diabetes entre outros.

6) Faça um prato colorido - quanto mais colorido for seu prato, maior o consumo de nutrientes!

7) Diminua a quantidade de sal e prefira temperos naturais como o alho.

8) Não beba líquidos durante as refeições, pois prejudicam a digestão. No intervalo das refeições beba água, pois ela auxilia na desintoxicação do organismo, o ideal é em torno de 8 copos de água por dia.

9) Evite descontar na comida as suas frustrações (medo, ansiedade, tristeza)

10) Consuma todos os dias, verduras, legumes e frutas!

Caso o indivíduo tenha alguma doença relacionada a má alimentação, distúrbios alimentares ou deseja ter uma alimentação saudável específica de acordo com suas necessidades, procure um Nutricionista!

Imagem: Google.

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Gostei das dicas.
    Começei meu blog a pouco tempo e pesquisando, achei o seu. Vou te seguir!
    Beijos

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  2. Dicas valiosas. Parabéns, Jú! :)

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