terça-feira, 31 de maio de 2011

Estudo diz que obesidade é socialmente contagiosa.

Imagem: Google
Fonte: Folha.com 24/5/11
Segundo um estudo feito por estudantes da Universidade Estado do Arizona (EUA) diz que a obesidade é socialmente contagiosa.

Já era notado que a obesidade se espalha entre amigos e parentes, e os autores do estudo, antropólogos queriam observar como isso acontecia. Questionaram 101 mulheres e 812 amigos mais próximos e parentes. Foi comparado o Indice de Massa Corporal (IMC) das mulheres entrevistadas com a de seus parentes e amigos próximos, confirmando que o índice de obesidade aumenta se a rede de contatos da pessoa tem muitos obesos.

Os estudantes analisaram três possibilidades para a disseminação da obesidade por meio da vida social. Todas estão relacionadas com a ideias compartilhadas sobre o que é peso adequado para essas pessoas. O antropólogo e líder do estudo Daniel J. Hruschka afirma "Você pode saber o que seus amigos acham que é um peso aceitável e mudar seus hábitos para alcançar essa meta. Ou você pode não concordar com o que seus amigos pensam mas se sentir pressionado a atingir esse ideal. Ou, ainda, você pode formar uma noção de peso adequado observando os corpos de seus amigos e parentes, o que acaba mudando seus hábitos de alimentação e exercícios".

Segundo os pesquisadores o fator de influência mais dominante foi observação. Mesmo assim, sua ação é limitada. Outros fatores como de praticar atividade física e comer junto com os amigos podem ser mais importantes do que os mecanismos analisados.

Também analisaram o estigma da obesidade. Perguntaram para as mulheres se preferiam ser obesas ou ter problemas com alcoolismo ou herpes. A maioria respondeu que preferiam ter esses problemas do que serem obesas. Cerca de 25% disseram que preferem ter depressão grave do que serem gordas, 14,5% preferiam ser cegas do que gordas.
Alexandra Brewis, uma das autoras da pesquisa afirma: "Esse estudo é importante porque mostra que apesar de o agrupamento de pessoas obesas ser uma realidade, não são as ideias similares sobre peso ideal que causam isso". Ressalta: "Precisamos nos concentrar no que as pessoas fazem juntas e não no que elas pensam".

Resultado da enquete do blog Alimentação Equilibrada Sempre!!!: "Você está acima do peso?"
56 pessoas participaram da enquete, sendo que:
73% responderam que sim
26% responderam que não

Aproveite o tema relacionado e leia o post sobre Obesidade no Brasil e Obesidade Infantil.

Visite o site ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...