quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alimentos funcionais - Você sabe quais são os benefícios do chá verde?

O Chá verde é uma bebida bastante utilizada, derivado das folhas Camellia sinensis. Este chá contém elementos polifenólicos (os flavonóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos). Grande parte dos polifenóis do chá verde são os flavonóides e dentre estes flavonóides se sobressaem as catequinas

O chá verde não ocorre fermentação durante seu processo, assim conserva a cor original das folhas, diferente dos outros chás derivados das folhas Camellia sinensis. São ricos em minerais e vitamina K.

Para se ter uma ideia da quantidade de catequinas presentes no chá, 1 grama de folhas para 100ml de água por 3 minutos de fervura, apresenta em torno de 35-45mg/100ml de catequinas, apresenta também 6mg/100ml de cafeína.

Muitos estudos mostram que a ingestão de chá verde é benéfico a saúde, como a redução de gordura corporal, podendo diminuir o apetite e elevar o catabolismo de gorduras. Também a ingestão do chá está relacionado com a diminuição de células cancerosas, diminuição do colesterol total, triglicerídeos e LDL (lipoproteína de baixa densidade). Apresentam também ação antibacteriana e antialérgica.

Mas atenção, estudos também mostram que o excesso de chá verde pode trazer reações adversas, como problemas gastrointestinais, nervosismo, disfunção hepática, insônia, perda de apetite, irritação gástrica e aumento dos batimentos cardíacos.

A American Dietetic Association recomenda 4 a 6 xícaras de chá verde ao dia, para obter os efeitos benéficos a saúde. Sendo que o ideal é esquentar a água até pouco antes da fervura e despejá-la nas folhas de chá lentamente e do alto, auxiliando na redução do processo oxidativo. A infusão deve ficar abafado por 2 a 3 minutos. Não é recomendado o armazenamento por longo período, pois há perca dos compostos fenólicos que são benéficos. Proporção da água e erva deve ser: para cada litro de água, 4 colheres de sopa de erva fresca ou 2 colheres de erva seca. O consumo deve ser entre as refeições para não intervir na biodisponibilidade dos nutrientes presentes nas grandes refeições.

É importante saber que a ingestão do chá é apenas um complemento, é necessário ter uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física para prevenir e perder peso. Consulte um Nutricionista próximo a você.

Não é recomendado o consumo de chá verde em gestantes.

Referência bibliográficas:
Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...