segunda-feira, 13 de junho de 2011

Doença do refluxo gastroesofágico

Imagem: Google.
O que é?
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, irritando a superfície da mucosa do trato aerodigestivo superior, não causando vômito mas provocando mal estar e comprometendo a qualidade de vida do indivíduo.
Imagem: Google.

Quais são os fatores para o aparecimento da DRGE?
Alimentação inadequada, sobrepeso, obesidade, fatores genéticos, estresse, aumento da média de idade da população, tratamento frequente de reposição hormonal.

Quais são os sintomas da DRGE?
Azia e sensação de regurgitar. Esses sintomas pioram devido a alimentação inadequada (grande quantidade, alimentos gordurosos e ácidos) e deitar-se logo em seguida após a refeição. Além de náusea e disfagia.

Como faz o diagnóstico?
O médico pede um exame chamado de endoscopia alta digestiva.

Qual é o tratamento?
O tratamento pode variar, desde medicação, estilo de vida e até cirurgia.

Como deve ser a alimentação do portador da DRGE?
A alimentação deve ser saudável, não exagerando nas quantidades, evitando alimentos ácidos (abacaxi, laranja, tomates, café, refrigerantes...) e gordurosos (pois diminui a capacidade do esfincter inferior do esôfago). Não fazer refeições duas horas antes de dormir.

*Caso você tenha a doença do refluxo gastroesofágico procure um Nutricionista para te orientar a se alimentar melhor, evitando os desconfortos que esta doença ocasiona.

Referência bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...