quinta-feira, 23 de junho de 2011

Obesogens - desreguladores endócrinos!

Você faz de tudo para emagrecer e ainda sente dificuldades? No programa The Doctor Oz Show mostrou um estudo recente que descobriu uma das causas da dificuldade de controlar o peso, os chamados obesogens (obesogenes), desreguladores endócrinos. 

Imagem: Google.

A obesogenes modifica o sistema que controla o seu peso, faz com que aumente suas células de gordura  e dificultando a queima de calorias. A obesogenes imita a ação dos hormônios que estão naturalmente presentes no nosso corpo, alterando todo o sistema natural,  faz com que nosso organismo armazene gordura, pois o fígado passa a se tornar resistente a insulina, assim o pâncreas produz mais insulina o que transforma a energia em gordura, além disso o hormônio que regulariza o apetite - a leptina é impedida de avisá-la ao seu corpo que você está satisfeito.

Onde encontra a obesogens/obesogenes?
- A obesogens é encontrada em alimentos que contenham xarope de milho rico em frutose, como os refrigerantes que você ingere;
- Na torneira de sua casa! Isso mesmo. Pois os pesticidas penetram no solo, atingindo a água, a obesogenes presente na água é a atrazine, uma substância que desacelera o metabolismo hormonal da tireóide. Também existe outra substância, chamada tributylin, sendo um fungicida que são pintados nos fundos dos barcos o que estimula a produção de gordura.
- Em panelas antiaderentes, caixas de pizzas e em sacos de pipocas de microondas, pois contem o ácido perfluorooctanóico (PFOA), acarretando a obesidade na vida adulta, atingindo as glândulas da tireóide, alterando o peso.
- Embalagens de carne, nas cortinas de chuveiro e purificadores de ar!  Produtos de vinil e produtos de perfumaria, contem flatatos substância que diminui o nível de testosterona e diminui o metabolismo, ganhando peso e diminuindo a massa muscular!
- Em latas e garrafas de água, pois contem o bisfenol-A (BPA), hormônio sintético, proibido em mamadeiras, mas presente em muitos plásticos, revestimentos de latas, estudos mostram que esta substância aumenta a resistência à insulina. 

E agora, como evitar a obesogens/obesogenes?
- Evite alimentos enlatados;
- Dê preferência a alimentos orgânicos sem pesticidas;
- Compre peixes selvagens;
- Veja a origem da carne que está levando para a casa, muitos contem hormônios
- Compre a carne direito com o açougueiro e pedir para que cubra a carne com papel pardo;
- Não utilizar purificador de ar;
- Utilize filtro de água;
- Evitar panelas antiaderentes, se não for possível, não use colher ou espatula de metal pois pode soltar os produtos químicos;
- Repare se no fundo das embalagens de plástico contem o numero 3 ou 7 que pode extrair BPA.
- Mantenha as garrafas de água fria, nunca as esquente pois pode extrair BPA.

Cuide da sua alimentação e da alimentação de sua família! Comece a mudar hoje mesmo, busque ajuda profissional, dê o primeiro passo, só depende de você.

Fonte: Programa The Doctor Oz show, disponível em: http://www.doctoroz.com/videos/understanding-obesogens

Um comentário:

  1. Nossa não imaginava nada disso!! Quanta coisa fazemos errado neh! obrigada pela dica!!
    beijaoo
    passa lá no meu blog tb!

    www.prof-nathalia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...