terça-feira, 1 de novembro de 2011

A importância da ingestão de Vitamina C

Imagem: Brasil Escola

A Vitamina C (VIT C), conhecida também como ácido ascórbico (AA) e ácido desidroascórbico (DHAA). É uma vitamina hidrossolúvel, sendo absorvida facilmente no intestino delgado (80 a 90% de absorção). É um potente antioxidante, fortalecendo nosso sistema imunológico, previne o escorbuto e é essencial para a formação de fibras colágenas existentes no nosso corpo (derme, cartilagem e ossos). Além disso, a VIT C ajuda na absorção de Ferro, prevenindo o surgimento de anemia.

De acordo com a DRI (Dietary Reference Intakes) a recomendação de VIT C é de 90mg/dia para homens e 75mg/dia para mulheres. Para gestantes um acréscimo de 10mg de VIT C, 85mg/dia garantindo a necessidade do feto e na amamentação 100mg/dia.

Alimentos fontes em VIT Cfrutas cítricas, frutas vermelhas, tomate e brócolis. Atenção! Os sucos devem ser consumidos imediatamente para não perder o nutriente. A acerola é ótima fonte da vitamina! Que tal preparar um suco de acerola com laranja?

Referências:
MANELA-AZULAY, Mônica et al . Vitamina C. An. Bras. Dermatol.,  Rio de Janeiro,  v. 78,  n. 3, June  2003 .   Available from . access on  01  Nov.  2011.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000300002.

2 comentários:

  1. Legal. É bom saber, o que eu mais como é frutas cítricas rsrsrrs

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  2. Tem aquela questão de que os antioxidantes (vitaminas A, C e E) ajudam a prevenir a proliferação de radicais livres, que acabam causando envelhecimento precoce e aumentam os riscos de câncer...não é mesmo?
    Muito bom este post.
    Vou recomendar!
    =)
    Abraço
    Thiago Aguiar

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