quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sucos desintoxicantes

Fiquei mais de 1 mês sem atualizar o blog e suas redes sociais. Fim de ano, muita correria. Hoje o post é sobre sucos desintoxicantes recomendado para as pessoas que abusaram nas festas de fim de ano e para aquelas que querem eliminar toxinas presentes no organismo.

Fonte: Bem Nutri

Imagem: Bem Nutri

Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.

Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do organismo, é fazer uso de sucos desintoxicantes no seu cardápio matinal, lembrando que devem ser necessariamente frescos, ou seja, ingeridos imediatamente após seu preparo.
Tais sucos são um coquetel de vitalidade e nutrição básica da vida, que previnem doenças, despertam órgãos e sistemas, facilitam todas as trocas e ajudam na mobilização de todas as toxinas e venenos presentes no organismo. Sucos não devem ser encarados de forma direta como remédios.

Inicialmente eles são um concentrado de alimentos vegetais crus, frescos e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável. Vitalizado!

ALERTA: nada de trocar almoço ou jantar por suco. Os sucos desintoxicantes são uma ferramenta de sustentação aos novos hábitos alimentares, ao despertar da consciência. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus excretos. Outro momento adequado seria no intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Os benefícios dos sucos desintoxicantes são numerosos, porque sendo líquidos favorecem a pronta e intensa absorção dos nutrientes. Vejamos alguns destes benefícios:
- Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue;
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos;
- Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez;
- Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados;
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação;
- Ajuda na tonificação dos pulmões, rins e fígado.

IMPORTANTE: Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas. Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga, pois para cada caso existe uma forma mais indicada. Para constipados recomendo no liquidificador sem coar. Para doenças agudas ou crônicas, onde a recuperação precisa ser urgente, recomendo na centrífuga.

O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos “in natura” e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso. Evite usar água, pois a idéia é que sejam coquetéis concentrados de vitalização instantânea. Quando preparados no liquidificador é comum precisar acrescentar 1/2 copo de água (que pode ser de coco
ou suco espremido previamente) e tendem a ficar bem cremosos. Neste caso, beba mastigando-o. Quando na centrífuga não é necessário colocar água e os sucos saem bem líquidos, porém super fortes.

Veja algumas dicas:
Imunidade: 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Calmante: 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Desintoxicante: 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba média crua + 1/2 xícara (chá) de talos e folhas de hortelã + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Digestivo: 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de talos de erva-doce + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Energético: 1 xícara (chá) de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.
Mousse laxante: 1 fatia de mamão formosa (o mamão papaia é mais calórico e contém muito agrotóxico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.
Engana fome: 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.
Especial Energético: dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes, resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã + 1 suco de 1 limão inteiro (com a casca) + suco de 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Conheça o site: www.bemnutri.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...