sábado, 9 de fevereiro de 2013

Alimentação do idoso

imagem: google

Texto elaborado pela Nutricionista Juliana Oliveira do blog Alimentação Equilibrada Sempre

Envelhecer faz parte da vida e é normal. Vamos conhecer um pouco sobre o que acontece nessa fase tão especial de nossas vidas:

Entre os 60 anos a aproximadamente 79 anos (pode variar para individuo) a tendencia é ganhar massa gorda e diminuir a massa muscular e isso é devido a diminuição da atividade física, hábitos alimentares e diminuição da água corporal e outros fatores também. Aos 80 anos em diante é normal o individuo além de perder massa muscular, perde massa gorda também, por isso é necessário um cuidado nutricional. 

No idoso as papilas gustativas (pequenos "botões" na língua onde sentimos o gosto do doce, amargo, azedo, salgado...) são diminuídas. O que fazer nesses casos? Incluir temperos naturais - alho, cebola, coentro, cebolinha, orégano.

A dentição também é um fator importante. (se usa prótese dentária ou não, se tem dificuldades para mastigar e deglutir). Podendo preparar alimentos pastosos ou líquidos sempre com acompanhamento nutricional.

É necessário o idoso assim como o adulto e a criança ter os seguintes nutrientes na alimentação:
Lipidios - pois auxiliam na absorção de vitamina lipossoluveis ( A, D, E e K);
Proteína -  para manter a integridade da massa muscular e orgãos;
Carboidratos - que são fontes de energia, dê preferencia aos integrais;
Vitaminas e minerais - de extrema importância para o funcionamento do organismo;

Procure o nutricionista!
 
O Ministério da Saúde elaborou um folder sobre alimentação saudável para as pessoas com mais de 60 anos:
1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!
2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca/ macaxeira/aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e nos alimentos naturais.
3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9. Beba pelo menos 2 litros de água/dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoolicas e o fumo.

Fonte: Ministério da Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...