quinta-feira, 25 de junho de 2015

Dicas de como amamentar o seu bebê

imagem: aqui

1. Toda mãe é capaz de amamentar, pois a produção do leite é um processo natural do corpo humano, e quanto mais o seu bebê mamar, mais leite você terá.

2. O leite que sai nos primeiros dias após o parto é chamado de colostro; a produção é pequena, porém suficiente, pois o leite é rico em nutrientes e age como uma vacina, protegendo seu bebê contra doenças.

3. Procure amamentar sempre em local tranquilo e agradável, em posição segura e confortável para você e seu filho.

4. Alimente-se e descanse sempre que possível.

5. Fique atenta ao consumo de líquidos, beba água, chás (menos chá verde, chá preto e chá mate) e sucos sempre que tiver sede. A boa hidratação favorece a produção de leite.

6. Leve o bebê ao peito no momento em que ele quiser; deixe esvaziar uma mama para depois oferecer a outra. Na mamada seguinte, comece sempre pela mama oferecida por último.

7. Antes de amamentar, lave bem as mãos; para higiene das mamas, o banho diário é suficiente.

8. Para evitar rachadura no bico do seio, faça com que o seu bebê abocanhe toda a parte mais escura da mama, que é a aréola, e não só o bico. Quando as mamas estiverem muito cheias, massageie e esvazie-as com as mãos, pressionando levemente próximo a aréola. Para facilitar a pega, passe o próprio leite na aréola, deixando secar antes e depois de cada mamada.

9. O primeiro leite, de cor esbranquiçada, mata a sede, fornece água, proteínas e sais minerais, e o último, de cor mais intensa, mata a fome por conter uma quantidade maior de gordura.

10. Não forneça chá, água ou outro tipo de leite que não seja o seu. Lembre-se de que o seu leite é um alimento completo, contém tudo de que seu bebê precisa para crescer saudável.

11. Se for necessário deixar seu bebê por algumas horas, retire o leite, ofereça em copinho, xícara ou colher (procure o médico ou enfermeiro do posto para orienta-la de como proceder). Isso fará com que seu bebê não desaprenda a mamar, diminuindo a produção de leite.

12. O aleitamento materno exclusivo é ideal para o bebê até os 06 meses de idade, pois possui todos os nutrientes necessários. Após esse período, ao mesmo tempo em que forem introduzidos novos alimentos, amamente-o, se possível, até ele completar 02 anos.

Seu leite é vida!

Procure o nutricionista!

Fonte: CRN 3 região - Campanha da Amamentação e Banco de Leite Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...